“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

analogias históricas - Patricio Guzmán, por um
Movimento Socialista Revolucionário mundial


Leon Trotsky
A IV Internacional nasceu, em 1938, em condições muito difíceis, durante uma maré contra revolucionária, quando a Segunda Guerra Mundial já se anunciava no horizonte, e agrupando apenas um punhado de militantes que tinham resistido ao estalinismo. Alguns consideram que a proclamação da IV Internacional foi um erro. Mas, como afirma Peter Taaffe: "Isto somente se poderia considerar um erro se não se tiver em consideração o que representava para Trotsky, incluindo o seu momento histórico. Trotsky esperava que da II Guerra Mundial surgiria uma onda revolucionária – o que efectivamente teve lugar na Europa durante o período de 1943 a 1947 – que levaria a divisões internacionais, criando as bases, desse modo, para a criação de partidos e uma Quarta Internacional de massas. Isto não sucedeu completamente assim, porque a social-democracia e o estalinismo salvaram o capitalismo, entrando em governos de coligação na Europa Ocidental, particularmente em França e na Itália, tal como através do governo trabalhista na Grã Bretanha em 1945-51. Estas foram as pré-condições políticas para o ‘ boom’ económico do pós guerra que introduziu uma certa estabilidade no mundo capitalista".
Trotsky não tinha previsto que ambos, o capitalismo de Estado estalinista e a Social-Democracia coligados num falso antagonismo, saíriam fortalecidos da Segunda Guerra Mundial. (ler aqui)

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com