“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

segunda-feira, novembro 24, 2008

25 de Novembro de 1975 - o Fim do PREC

Adelino Gomes

O destino político dos dois Portugais que faziam peito um para o outro desde a intentona do 11 de Março jogou-se entre as madrugadas de 25 e 26 de Novembro de 1975, no pequeno espaço que vai de Monsanto a Belém, em Lisboa.

Forças pára-quedistas ocuparam três bases e o comando da 1ª Região Aérea, em Monsanto. O Presidente da República, Costa Gomes, decretou o estado de sítio parcial. Uma força dos Comandos reocupou Monsanto, dissuadiu forças do RALIS de responderem e submeteu a tiro (dois mortos) a Polícia Militar.
Tratou-se de um contragolpe do sector militar moderado em resposta à tentativa de golpe ensaiado por forças da esquerda e extrema-esquerda militares ou os pára-quedistas foram um pretexto (induzido) que justificou a acção?
Quem deu a ordem de saída aos pára-quedistas? Até onde chegavam as ligações dos moderados ao MDLP de Spínola? A quem devem ser atribuídos os louros: ao posto de comando na Amadora ou ao posto de comando principal, em Belém, isto é, a Ramalho Eanes ou a Vasco Lourenço, comandante da Região Militar de Lisboa? Qual o papel do general Pires Veloso? Como decidiu Álvaro Cunhal a desmobilização do PCP? Quantos 25 de Novembro houve?
Independentemente das respostas, o 25 de Novembro representou o fim do PREC. Os militares regressaram aos quartéis. A democracia parlamentar viu-se consagrada nas urnas com a vitória clara, nas presidenciais de 1976, de Ramalho Eanes sobre Otelo Saraiva de Carvalho, símbolos dos dois projectos de sociedade e das duas linhas militares dominantes em confronto naquele dia
.

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com