Brand
Mediação do valor
A medição do valor da marca poderá ser fundamental para a avaliação da performance organizacional. A Interbrand, considera os seguintes valores para calcular a força da marca:
* Liderança – consiste na capacidade da marca possuir uma força dominante, capaz de influenciar o seu mercado, chegando mesmo a definir limites de preços e a comandar a distribuição, resistindo a novos concorrentes. Uma marca líder do mercado ou do sector é mais estável e valiosa do que as suas concorrentes (peso: 25%).
* Estabilidade – trata-se da capacidade da marca resistir durante um longo período de tempo, com base no seu histórico e na fidelidade dos seus clientes (peso: 15%).
* Mercado – refere-se ao ambiente comercial onde a marca se insere, em termos de crescimento de potenciais clientes, à sua volatilidade e eventuais barreiras à entrada. As marcas do sector alimentar são por exemplo, mais valiosas do que marcas da área das novas tecnologias, uma vez que estes mercados são mais susceptíveis a mudanças (peso: 10%).
* Expansão geográfica – trata-se da capacidade da marca conquistar novos mercados e culturas. Marcas internacionais são obviamente mais valiosas do que marcas nacionais (peso: 25%).
* Tendência – consiste na capacidade de progresso da marca e de se conseguir manter contemporânea e relevante aos olhos dos consumidores (peso: 10%).
* Suporte – baseia-se na consistência e quantidade de actividades de marketing e comunicação, efectuadas em torno da marca (peso: 10%).
* Protecção – refere-se ao direito legal de propriedade da marca. A marca registada é um monopólio estatutário de um nome, logótipo ou pela combinação dos dois. A força e amplitude da protecção da marca, valorizam a mesma (peso: 5%).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marca
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