“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

terça-feira, outubro 09, 2012

Quatro dos maiores bancos mundiais estão em risco de falência. Os problemas do Goldman Sachs e do suiço UBS

… Um operador estabelecido em Londres e pertencente ao banco UBS tinha incorrido numa fraude que provocara perdas do banco no montante de 2.000 milhões de dólares, algo que relembra a fraude no banco francês Societé Générale em Janeiro de 2008 num montante de 5.000 milhões de dólares. 

A fraude de 2.000 milhões de dólares, segundo a versão do banco UBS, levanta dúvidas sobre como o operador pôde ultrapassar os controles internos num montante de tal tamanho. Se este montante em vez de ser perdas fossem lucros então, como menciona o editor principal da CNBC John Carney, não lhe estariam a chamar desonesto mas teria ascendido a vice-presidente ou director geral de algum departamento do banco suíco. Tudo isto levanta a interrogação: Quantas destas fraudes haverá na banca mundial?

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com