“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quarta-feira, maio 20, 2015

Os 1,3 biliões de QE impressos pelo BCE excluem uma Grécia prestes a ser corrida do Euro

ampliar

"A Grécia só pode contar consigo. Graças a uma operação que envolveu uma pressão continuada, do BCE à CE, para desestabilizar finaceiramente a economia grega, incluindo por via da promoção da fuga de capitais, a situação é mais difícil hoje do que era no início em termos da relação de forças com os credores. Aparentemente, o novo governo grego não estava preparado para este nível de hostilidade e não tinha instrumentos para lhe fazer face, caso dos controlos de capitais. A mensagem do centro foi e é clara e os povos estão a escutá-la, dado que as pessoas não são parvas: toda a desobediência, por mais moderada e europeísta que seja, será punida e toda a obediência terá o seu prémio, por pequeno que este seja e obtido depois de muito sofrimento assimétrico e evitável, até por via do alívio das condições financeiras. A moeda é uma arma do soberano. Como responderão os povos a isto?" (João Rodrigues) 


a Desvalorização Interna na Grécia. Um ponto que parece relevante para falar sobre o Grexit (saída da Grécia da euro) é que não está claro que a Grécia precise de um grande impulso para obter mais competitividade. a "desvalorização interna" pela via da queda dos salários paga-se incrivelmente caro - mas a Grécia tem vindo a pagar custos incríveis, e tem conseguido uma queda acentuada nos salários. Porquê então a saida do euro pode acontecer? A resposta principal será a dos bancos gregos, que estão dependentes da disponibilidade de um emprestador de última instância - um papel que o governo grego não pode jogar, porque não possui o controlo da emissão da moeda. Portanto, o que isto nos diz é que se a Grécia estiver a ser afastada para fora do euro, será porque Bruxelas e Frankfurt têm outra opção para manter refém o sistema bancário grego - o argumento da Grécia que se recusou a pagar o resgate. É um tipo de perspectiva diferente, não é? (Paul Krugman)

Varoufakis recusa mais cortes, para este governo “Salários e pensões são sagrados” (Esquerda.net). E os economista da Troica sabem bem que uma subida geral da taxa dos salários resulta numa queda da taxa geral do lucro (Marx)

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com