“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

terça-feira, dezembro 27, 2011

489,2 Mil Milhões de Euros chegarão para salvar o Euro?

depois de vista a nulidade informativa dos media corporativos, agora vamos ao que interessa:
qual é o verdadeiro objectivo de Mario Draghi na Eurozona

Imagine por um momento que o seu banco lhe oferece um empréstimo de 150.000 dólares para compensar o dinheiro que você perdeu com a diminuição de valor da sua casa desde que a borbulha imobiliária rebentou em 2006. E digamos que concorda em aceder a esse dinheiro com um prazo de pagamento de 3 anos a taxas de juro baixíssimas de 1 por cento, na condição que lhes dê como garantia do empréstimo a tralha velha que tem na garagem, quer dizer, bicicletas ferrugentas, um aro de cesto de basquete torcido, uma casa de bonecas meio desconjuntada e algumas malas e sacos de viagem roidas pelos ratos. ¿ Parecer-lhe-ia um bom negócio?
Pois na quarta feira passada o Banco Central Europeu fez esta mesma oferta a mais de uma centena de Bancos europeus que estavam a afogar-se já com água até ao nariz: o BCE entregou-lhes 640 mil milhões de DÓLARES... que foram convertidos em 489,2 mil milhões de Euros sob autorização expressa do consórcio de bancos privados (FED) que emite a moeda norte-americana. Produziram papel-que-vale-como-dinheiro a partir do nada e lançam-no no mercado com um juro de 1 por cento; e a quantos por cento é que o vão emprestar a si para conseguir pôr qualquer coisa de rentável a funcionar? quanto pagam os Estados endividados em juros pelas dívidas soberanas? - de facto a intenção é que todos os produtores a nivel global paguem o défice do imperialismo americano
Nesta senda, o móbil ao serviço do qual Mario Draghi funciona é o de reduzir a União Europeia a uma zona equivalente a quaisquer outras do 3º Mundo (ler artigo completo do Counterpunch traduzido aqui)

(clique no recorte para ampliar)

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com