Lehman Brothers, Breve História e o Colapso
Na década de 1930, o Lehman subscreveu a oferta pública inicial da primeira fabricante de televisores, a Dumont, e ajudou a financiar a Radio Corporation of America (RCA). O banco também ajudou a financiar a indústria do petróleo em rápido crescimento, incluindo as empresas Halliburton e Kerr-McGee. Mais tarde, avançaram para a aquisição da Digital pela Compaq.
Sob a liderança de Peterson como Presidente e CEO, a empresa adquiriu a Abraham & Co. em 1975, e dois anos mais tarde fundiu-se com outra venerável empresa de génese judaica, a Kuhn, Loeb & Co. para formar o Lehman Brothers, Kuhn, Loeb Inc., desde então o quarto maior banco de investimento do país, apenas atrás de outros dois impérios de capitais judaicos - a Salomon Brothers e o Goldman Sachs - e o First National Bank of Boston. Peterson conduziu a empresa de prejuízos operacionais significativos até cinco anos consecutivos de lucros recordes com um retorno sobre o património líquido entre os mais altos do sector da “indústria” de bancos de investimentos financeiros.
No início de 1980, com a desregulamentação iniciada na era Reagan começaram as hostilidades entre os banqueiros de investimento, empresas, comerciantes e especuladores imobiliários.
Em Agosto de 2007, a Lehman Brothers fechou o seu sector subprime, o BNC Mortgage, eliminando 1.200 postos de trabalho em 23 localidades. Na terça-feira, 16 de Setembro de 2008, o Barclays Plc anunciou que iria adquirir "os despojos limpos" da falência do Lehman por 1,75 bilião de dólares, incluindo a maior parte das operações do Lehman na América do Norte. Em 20 de Setembro, a operação foi aprovada pelo Tribunal de Falências dos EUA (traduzido parcialmente da wikipedia)
.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home