“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quinta-feira, março 31, 2005

"Não" à Constituição continua a subir em França

A quarta sondagem a dar o "não" como vencedor no referendo sobre a Constituição europeia em França, marcado para 29 de Maio, refere que 54 por cento dos franceses pretende recusar o tratado constitucional europeu. Mais significativo ainda é o facto de o "não" continuar a progredir entre o eleitorado socialista - 53 por cento contra os 45 por cento da sondagem realizada pelo mesmo instituto Ipsos na semana passada -, apesar de, oficialmente, o partido liderado por François Hollande apoiar o "sim". Os "nãos" de direita estagnaram. "O coração do modelo sociológico da esquerda foi atingido", declarou o director do Ipsos, Pierre Giacometi, resumindo assim a leitura que fez dos resultados estratificados desta sondagem: 76 por cento dos operários votam "não", 58 por cento dos funcionários públicos votam "não" e 71 por cento dos salários baixos também votam "não". "São todas as categorias que deram a derrota a Lionel Jospin em 2002", explicou Giacometi em declarações ao Figaro, que publicou a sondagem. Realizada já depois da última cimeira europeia, no final da semana passada, esta consulta mostra também que a tentativa de dramatização levada a cabo pelos apoiantes do "sim" se revelou ineficaz: uma maioria dos franceses (51 por cento) considera que a rejeição da Constituição não se traduzirá num "grave travão à construção europeia".

France 2 adia entrevista a Durão Barroso

A Comissão Europeia recusou ontem admitir tratar-se de um acto de censura a decisão da cadeia de televisão pública francesa France 2 em adiar a emissão "100 minutos para convencer" com José Manuel Durão Barroso, prevista para 21 de Abril

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com