“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

domingo, janeiro 07, 2007

"Hoje em dia pode-se roubar tudo a um homem -até a morte. Rouba-se-lhe a morte com a mesma facilidade com que se lhe rouba a vida, a face ou a apalavra, que são coisas mais que tudo inestimáveis" - disse o contador de estórias à sua filha Ritinha.

De facto, não há muito tempo existiu no Reino do Mexilhão um imperador que na ânsia de purificar as palavras acabou por ficar entrevado com a paralisia da mentira. Ainda lá está, dizem. (...)

(...) GEROU-SE A CONFUSÃO
porque os especialistas trabalhavam, como é lógico, para o novo imperador, e a páginas tantas havia um comércio sombrio entre o Reino (ou a Torre) do Ermitão e o Reino a Sério, o real. Começava mesmo a perguntar-se onde começava um e onde acabava outro. Agora, contentes como ratos, os conselheiros errantes movimentavam-se na zona confusa, luzidios. As pilhas em botão cantavam-lhes ao ouvido, envolvendo-os em primavera.

Reza a História que Dinosaurus Um faleceu a tantos de tal, hora da Comarca dos Doutores, fulminado por uma síncope de amnésia. A dado instante esqueceu-se que estava vivo e pronto. Faleceu.
Os mexilhões comuns quando o foram espreitar à urna de cristal abanaram a cabeça: acharam-no demasiado igual ao retrato para ser verdade. (E assim, funcionavam ao contrário do antigo Guarda-Mor que não quis o Mestre com cara de Dinossauro; mas era de esperar, os mexilhões sempre foram e continuariam a ser espiritos de contradição...) Mais tarde, como o corpo estivesse exposto ao Reino por longos dias, os mesmos mexilhões debruçaram-se mais demoradamente sobre ele, rosnando pelo canto da boca (pareciam conspiradores) e fazendo olhares entendidos. Ninguém lhes tirava aquela da cabeça: o Imperador tinha sido trocado. O que ali viam era uma máscara, nunca um homem que contava dezenas de anos sobre a imagem do retrato oficial, séculos talvez.
Viraram costas chateados como perus.
Vendo-os partir, como de costume a caminho do mar, as mães agradecidas do Reino respiraram fundo aliviadas, mas sem perderem a compustura; o Guarda-Mor fez um sinal de liques aos besouros para que fossem atrás e investigassem; e as beatas populares, desdentadas, só peles, puseram-se a reprovar o comportamento dos mexilhões, abanando tristemente a cabeça e criticando-os por

FALTA DE EDUCAÇÃO, QUE GENTE, (...)

José Cardoso Pires, in "Dinossauro Excelentissimo", pag. 93

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com