o ERRO da OTA
"o Governo pretende gastar 1000 milhões de contos no TGV Lisboa-Porto a 350
Km/h, para poupar 30 minutos de viagem em relação ao Alfa Pendular que pode efectuar a mesma viagem no máximo de 2 Horas e outros 1000 milhões de contos num novo aeroporto, quando o actual pode ser mantido por mais 25 a 30 anos.
Deve-se no entanto apostar imediatamente na linha TGV Lisboa-Madrid por forma a assegurar a ligação de Portugal à rede de Alta Velocidade Europeia".
Rui Filipe Rodrigues in “Um Erro por 2000 milhões de contos” (2001)
Um estudo ocultado pelo Governo foi realizado pela ANA - Aeroportos e Navegação Aérea, em 1994, contraria a argumentação do ministro Mário Lino para a escolha da Ota
"A ADFER considera um gravíssimo erro estratégico concluir os estudos e aprovar a localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) antes de definida e aprovada a Nova Rede de Bitola Europeia e Alta Velocidade (NRAV), nomeadamente o seu acesso a Lisboa. A entrada em funcionamento da NRAV permite prolongar a vida da Portela por cerca de uma década. Um Novo Aeroporto sobre o novo eixo ferroviário Lisboa - Porto só fará concorrência ao Aeroporto Sá Carneiro. Um Novo Aeroporto sobre o eixo Lisboa- Madrid faria concorrência aos Aeroportos de Madrid e de Faro, consolidando a nossa posição nos tráfegos intercontinentais para algumas regiões das Américas e da África e complementando o Aeroporto de Faro no mercado turístico. A ANA e a NAER optaram por não divulgar, por ocasião da apresentação pública do processo de decisão sobre o NAL, os estudos feitos entre 1974 e 1998. É uma decisão só compreensível à luz de um processo sem a suficiente prudência e transparência".
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