“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

quinta-feira, junho 26, 2008

Bilderberg 2008


The Bilderberg group is meeting again this weekend apparently to discuss cyber terrorism, the Middle East, a nuke-free world, Africa, and Russia among other things accoring to a press release issued by the group which you can find here:
http://www.nolanchart.com/article3995.html

Rui Rio (PSD) e António Costa (PS) foram os dois participantes nacionais convidados por Balsemão na reunião do Grupo Bilderberg deste ano; mas o que se viu na imprensa foi isto:

clique na imagem para ampliar

sexta-feira, junho 20, 2008

Técnica de Gestão da Disseminação

1 – O Processo de Disseminação – principais componentes

A disseminação é um processo estruturado de actividades, protagonizado por um conjunto de entidades parceiras (parceria de disseminação), cujo objectivo essencial é a transferência - apropriação e incorporação - das soluções inovadoras, traduzidas em “novos” serviços, produtos ou procedimentos, desenvolvidas e experimentadas pelos projectos na Acção 2. Os serviços e produtos validados, objecto de apropriação e incorporação, correspondem a soluções passíveis de melhorar as práticas e desempenhos de outras organizações, que por isso, manifestam interesse na sua apropriação e se associam à parceria de disseminação.

O processo de disseminação assenta numa estratégia que combina as seguintes componentes:

1. Produtos validados: produtos, práticas, soluções e experiências consolidadas, legitimados através da sua validação e das evidências e mais-valia dos seus resultados devidamente demonstrados;

2. Entidade “produtora”: que construiu e experimentou respostas, soluções e produtos que resultaram (mais) eficazes e que está disposta a promover e partilhar, através da disseminação, esses produtos e práticas, e a aprofundar também a sua experiência e conhecimento;

3. Entidade “incorporadora”: que precisa de mudar (inovar) e admite que as respostas que procura podem já ter sido experimentadas com sucesso noutros contextos;

4. Facilitador da disseminação: cuja função consiste na dinamização e facilitação do processo de disseminação, garantindo a mediação entre quem concebe e quem incorpora. Pode ser um elemento da PD ou externo a esta, desde que conheça bem o produto e o contexto da disseminação, mantenha equidistância a autores e incorporadores, seja aceite por ambos e detenha competências e experiência em processos de facilitação e mediação.

5. Dinamizador da Monitorização: esta função pode ser assumida pelo coordenador do projecto ou alguém em que a PD delegue essas competências; o Dinamizador da Monitorização é responsável pela monitorização e avaliação do processo e resultados da disseminação; deve ainda sistematizar as evidências e reflexões geradas ao longo da Acção 3, em particular os resultados da incorporação e seus impactos nos agentes, entidades e públicos envolvidos.

2. O Ciclo da Disseminação e as suas Etapas Estruturantes

O processo de disseminação concretiza-se em 4 fases fundamentais:

* Convergência – entre entidades “incorporadoras”, que procuram novas soluções e as entidades “produtoras”, que disponibilizam produtos e práticas. Esta fase consiste na consolidação da parceria de disseminação, e concretiza-se através de actividades que devem permitir avaliar as necessidades do incorporador e em que medida os produtos respondem àquelas necessidades. Devem permitir às entidades incorporadoras o acesso a todos os esclarecimentos, à realização de reflexões críticas, à visualização em contexto e à familiarização com os produtos/práticas, tendo em vista a construção de convergências e compromissos facilitadores da incorporação. O espaço natural para a materialização desta fase é o da PD, mas pode alargar-se a parcerias informais ou redes de actores interessados nos produtos/práticas.

* Apropriação – consiste na aquisição dos conhecimentos e das competências inerentes à exploração/utilização do produto ou da prática a disseminar; o contacto com os contextos onde essas soluções foram experimentadas (ex. demonstração de produtos, estágios nas entidades “produtoras”), a definição das estratégias preparatórias à sua transferência e recontextualização, a formação de formadores ou de facilitadores da apropriação são, entre outras, actividades críticas a desenvolver nesta fase.

* Incorporação – consiste na integração, recontextualização e eventual reconstrução / adaptação do produto ou da prática ao contexto e cultura da entidade incorporadora. As actividades têm de implicar fortemente a gestão e mobilizar os colaboradores, pois podem implicar mudanças no layout produtivo, na organização interna, nas equipas, nos perfis profissionais e carreiras dos colaboradores, etc.; o recurso a metodologias tipo coaching, mentoring, prática supervisionada, etc. pode ser recomendável.

* Avaliação do processo e dos resultados da disseminação – consiste na identificação e análise do “valor acrescentado” induzido pelo produto ou prática (incorporados) nos resultados das pessoas, das equipas e das entidades-alvo da disseminação, traduzível em acréscimo de empowerment e reforço da autonomia e responsabilidade, das competências, da qualidade dos serviços, dos processos de trabalho, maior satisfação dos beneficiários e clientes, etc. Analisa também os “ganhos” da PD em termos de competências, domínio dos processos de disseminação, “empowerment” organizacional, satisfação e realização dos participantes no processo e as melhorias nos produtos e práticas originais, dado que a disseminação deve ser assumida como um processo de melhoria contínua.

Estas quatro fases do processo de disseminação devem ser concebidas e executadas numa perspectiva dinâmica e integrada: a fase de convergência pode integrar componentes de apropriação e esta pode incluir componentes da incorporação (por ex. se na formação de formadores ocorrer reflexão indutora de mudanças organizacionais). Tendencialmente, à medida que se passa da fase de convergência, para a de apropriação e incorporação, o protagonismo dos autores dos produtos vai-se esbatendo em favor do dos “incorporadores” e as entidades do mainstream poderão assumir, simultaneamente, um papel de incorporador e de disseminador.

No esquema do ciclo de disseminação, que se apresenta, destacam-se os objectivos essenciais de cada fase: comprometer, aprender e apreender, adaptar/reconstruir e avaliar. Para alcançar este último objectivo deve elaborar-se um Roteiro para a Monitorização do Processo de Disseminação, instrumento de apoio à gestão e à avaliação do projecto de disseminação cuja aplicação deve ser contínua ao longo de todo o processo.

3 - Monitorização do Processo de Disseminação

O processo de disseminação deverá ser acompanhado e monitorizado pela PD, ou por alguém em quem esta delegue estas funções. Para o efeito, o Dinamizador da Monitorização deverá elaborar um Roteiro para a Monitorização da Disseminação, onde são alvo de identificação e calendarização as fases do processo, as actividades críticas a realizar em cada fase, os actores envolvidos e as competências a mobilizar, os resultados esperados, assim como deverá ser estabelecido um painel de indicadores chave que permita uma avaliação contínua do processo de disseminação e facilite a sua avaliação final. O roteiro deve ser elaborado na fase da Convergência e incluir eventuais recomendações técnicas que acompanhem a aprovação da candidatura.

O roteiro deve detalhar, entre outros elementos considerados pertinentes pela PD, os conteúdos sugeridos na matriz seguinte, constituindo um “caderno de encargos” que a Parceria se compromete a executar.

quinta-feira, junho 19, 2008

João Tordo: estou farto de futebol

clique no recorte para ampliar

terça-feira, junho 17, 2008

Monsanto


quarta-feira, junho 04, 2008

a lingua como instrumento neocolonial

clique no recorte para ampliar

terça-feira, junho 03, 2008

os EUA, dos direitos nunca adquiridos

para uma luta dura pela sobrevivência
enquanto se vai rezando por tempos melhores.

Repare-se no anúncio do carro de luxo (por vezes) incluido obrigatoriamente à cabeça na reportagem da CBS (e haja um pouco de paciência para gramar as outras variantes publicitárias)

segunda-feira, junho 02, 2008

militares portugueses no Iraque


recortes da Revista do Exército, disponível na rede de Bibliotecas Nacionais

clique na imagem para ampliar
clique no recorte para ampliar

"a ignorância dos portugueses"

"com a sua baixa filiação em associações e a sua baixíssima predisposição para a participação política" - acrividades reservadas às élites escolhidas pela desacreditada partidocracia - "os eleitores formam opiniões e tomam decisões na base de "pistas muito simples"

Carlos Reis

sobre a tentativa de boicote de Vasco Graça Moura ao novo acordo ortográfico

clique no recorte para ampliar

"primárias" no PSD (II)

clique no recorte para ampliar

"primárias" no PSD

a Velha, o Rapaz e o Burro

cartoon de António Jorge Gonçalves
no "Inimigo Público"

clique no recorte para ampliar

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com