“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

sábado, abril 09, 2005

Abril no Le Monde Diplomatique

EDIÇÃO PORTUGUESA -

- Em 1972 , no auge do combate ao comunismo Soviético, e para estender Bretton Woods á Ásia, o Prsidente americano Richard Nixon reconheceu, numa visita a MaoTseTung em Pequim que ficou célebre, uma única China. Em 1979 na sequência do fiasco do Vietname e da sua expulsão de Teerão, que provocou a 2ª crise petrolífera, os americanos votaram uma resolução no Congresso que os obriga a defender o regime da Formosa/Taiwan onde detêm um investimento colossal, o que determina que Taipé seja de facto uma neo-colónia norte-americana.
Actualmente a barragem á expansão da China faz-se pelo apoio á pretensão do Japão, (uma outra neocolónia cuja “Constituição” foi escrita pelo General Mac-Arthur no pós-guerra), de obter um lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU, para o que contam com a acção de John Bolton o recém nomeado embaixador yankee nas Nações Unidas, e antigo conselheiro em Taipé pago pelo regime de Taiwan, que como é evidente, um acérrimo defensor da “independência” da ilha.
Um artigo de Ignácio Ramonet

- Na Grã Bretanha, Tony Blair é um zeloso demolidor do Serviço Público, entregando o Ensino Público ao patronato privado e transformando as Escolas em Empresas.
Um artigo de Richard Hatcher, da Faculdade de Ciências de Educação, Birmingham UK

-o NÃO que redestribuiria as cartas na Europa – a pseudo Constituição divide as opiniões públicas dos Vinte e Cinco. Na Europa Ocidental muitos movimentos contam com a França para deter a deriva neoliberal.
Um artigo de Bernard Cassen

- Os Estados Unidos inventam a deslocalização da Tortura
O caso do avião Boeing 747 da CIA que rapta e transporta suspeitos para países cujos regimes ou legislação permite a tortura. Os presos políticos deixam assim de contar com fronteiras nacionais. A recente transferência de prisioneiros das Farc da Colômbia para prisões americanas, o rapto de árabes nas ruas de Milão e de outras cidades europeias que vieram a acordar num campo americano de Cabul no Afeganistão, onde ainda recentemente apareceram 30 prisioneiros mortos, o envio de presos para as prisões do Magrebe e do Médio Oriente onde a tortura é prática comum, é agora uma politica oficial assumida por Washington.
O escândalo, no entanto aconteceu, quando um dos raptos se verificou com um cidadão sueco raptado na própria Suécia,,,
Um artigo de Stephen Grey

-Luta contra o terrorismo á americana, no Canadá – a Policia leva a cabo centenas de operações ilegais contra os independentistas do Quebec ao mesmo tempo que a legislação decaldada do vizinho USA sobre “Segurança” serve para intimidar os jornalistas e colocar os cidadãos sob vigilância.
Dois artigos de Michel Gourd e Jean Michel Djian

-A Civilização do Consumo Total
da conquista das mentalidades até ao eugenismo que pretende alterar os próprios corpos. O Mercado em vias de fabricar, sob os nossos olhos, um novo “homem novo”, destruindo todas as formas de Lei que possam constituir um constrangimento para as Mercadorias. A tal ponto que o Mercado já não quer o Homem como ele é, e socorrendo-se da clonagem e da engenharia genética, exige doravante, claramente, a transformação biológica da Humanidade.
Um artigo de Dany-Robert-Dufour

- A tolerância holandesa posta á prova pelo Islão
o questionamento do ideal Multicultural, as Igrejas, o Estado e a “pilarização” do sistema
um artigo de Marie Claire-Cecilia

- Os Serviços Secretos Ocidentais constroem um novo Inimigo
Com o desaparecimento do “perigo comunista” e do “império do Mal”, os serviços secretos norte-americanos e europeus viram-se privados de um inimigo que justificasse a sua existência e o seu substancial orçamento. Apoiando-se nas actividades de grupos terroristas heterogéneos e díspares, construíram no pós 11 de Setembro, um novo inimigo estratégico dotado de uma perspectiva global e que “estaria a pôr em perigo os valores fundamentais da liberdade e democracia”
Um artigo de Laurent Bonelli

- França e Estados Unidos aumentam pressões sobre Damasco, forçando transformar a crise no contexto regional tumultuoso no Líbano num “Primavera” libanesa. No centro da tormenta está a pretendida destruição do Hezbollah.
Um artigo de Georges Corm e outro de Alain Gresh: “Ocupação e Democracia”

-Estratégias de Conquista Espiritual – os indígenas do Equador apanhados no centro do programa de exploração petrolífera pela operação norte-americana “Nuevos Horizontes”
sobre o corredor Biológico Meso-Americano que engloba toda a região da América Central com epicentro na base de Manta.
Na América latina, região onde a Igreja católica vem perdendo o seu papel dominante, está a operar-se um movimento de fundo: o crescimento da Comunidades Evangélicas fundamentalistas, das igrejas pentacostistas, e de inúmeras seitas ligadas ao poderoso conservadorismo do sul dos Estados Unidos.
Um artigo de Laurent Tranier

No Brasil usa-se o nome de Deus para manter o eleitor cativo – o milagre da multiplicação dos votos.
Politica e Religião não se misturam,,, no entanto os títulos dos jornais diários são sintomáticos:
“o Evangelho segundo os Políticos – revista Veja”
“Guerra Santa na Baixada – o Globo”
“Bittar condena mistura de religião com politica – o Dia”
“Infame mistura no púlpito Evangélico – o Globo”
um artigo de Regina Novaes

e ainda:
-Esperanças frustadas no Leste Europeu – por Catherine Samary
-Manobras francesas no Togo: - Crise e eleições de alto risco – Comi M. Toulabor
-os poderes do Romance: - um ensaio de Milan Kundera
-Marrocos e a Tortura, ontem e hoje – por Ali Amar e Younés Alami
-a Ditadura Chilena reconhece os seus Crimes – por José Maldavsky
- Efervescência popular na Bolívia – por Walter Chavez
- Critica ao livro “Nós os Media” de Dan Gillmor por Carlos Santos Pereira sobre a influência da Blogoesfera no Jornalismo.
- Critica aos livros de Michel Chossudovsky “A Globalização da Pobreza e a nova Ordem Mundial” a “100 imagens de um Mundo Desigual” de Bob Stucliffe e à “Fita do Tempo da Revolução” de Boaventura Sousa Santos
-Efeméride: o Tratado de Bandung que pôs fim á era do Colonialismo – por Jean Lacouture e “Uma Lei contra a História” por Claude Liauzu
-A Leitura como problema politico – por João Luís Lisboa – e A leitura pública no Portugal contemporâneo por Daniel Melo

ver tambem: www.eldiplo.org

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com