“variações infímas podem alterar irreversivelmente o padrão dos acontecimentos” Uma simples mistificação dos economistas americanos, fazendo tábua rasa da distinção entre o Valor de Uso e o Valor de Troca das mercadorias, cientificamente dada a conhecer á Humanidade por Karl Marx em “O Capital” moldou o mundo do pós-guerra tal e qual o conhecemos.

segunda-feira, abril 11, 2005

Banco Mundial projecta um ponto de viragem na economia global; paises em vias de desenvolvimento vão crescer, mas de forma mais moderada.

O ciclo económico mundial atingiu “um ponto de viragem”, depois de vários anos de crescimento acelerado, e a economia global deverá crescer a um ritmo mais moderado em 2005. Esta é a conclusão principal de um relatório do Banco Mundial (BM), que nota igualmente que os paises em vias de desenvolvimento cresceram ao ritmo mais acelerado das últimas três décadas em 2004.
No seu relatório “Global Development Finance”, ontem divulgado, o BM estima o crescimento mundial em 3,8 % ao longo de 2005. Este crescimento foi impulsionado sobretudo pelos paises mais pobres (especialmente a China), que cresceram a um ritmo de 6,6 %.
No mundo industrializado houve crescimento robusto nos Estados Unidos, mas tambem no Japão, e até uma retoma modesta na Europa. No entanto o BM avisa que existe uma série de “desiquilibrios financeiros” que sugerem que o ciclo económico está no seu zénite. Entre os riscos citados, encontram-se o aumento dos preços do petróleo, a depreciação do dólar e o disparar dos “défices gémeos” dos EUA.
Esses riscos provocarão um “ajustamento” no crescimento mundial, que o banco estima em 3,1 % para 2005. Ainda assim, os paises em via de desenvolvimento continuarão a expandir as suas economias a alta velocidade.
Zona Euro cresce pouco.
O documento do BM reporta-se sobretudo à situação das nações mais pobres, para as quais está virada a actividade do banco. E, para essas, “2004 foi um ano excepcional”, declarou Uri Dadush, director do departamento do BM responsável peço relatório.”Foi a melhor conjuntura para os paises em desenvolvimento desde há muito tempo”.
Mas, acrescenta Dadush, “não é provável que melhore” em 2005, e os “niveis muito altos de crescimento” nos ultimos anos deverão ser mais contidos. Um dos motivos adiantados por Dadush para isso é a subida das taxas de juro nos EUA.
O défice comercial americano tambem preocupa o BM; deverá atingir os 6 % do PIB em 2006, influenciado sobretudo pelo enorme défice americano nas trocas com a China.
O agravamento desse défice tem empurrado a cotação do dólar para baixo.Ora, os paises em vias de desenvolvimento acumularam grandes reservas em moedas estrangeira nos ultimos anos, grande parte das quais em dólares.
Em relação á Zona Euro, o BM é pessimista. O banco antevê um crescimento de apenas 1,2 % para os Doze em 2005, um valor abaixo da previsão avançada no inicio da semana pela Comissão Europeia (1,6 %)

EVOLUÇÃO DO PIB – crescimento:

Média Mundial ----- 2004 - 3,8 % -- 2005 - 3,1 %
Zona Euro -----------2004 - 1,8 % -- 2005 - 1,2 %
Paises Emergentes - 2004 - 6,6 % -- 2005 - 5,7 %

Fonte: “Global Development Finance 2005”, Banco Mundial

 
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com