Karl Marx é candidato e pede o teu voto
o jovem Karl Marx em 1839
a BBC, de Londres, criou uma sondagem denominada “O Maior Filósofo de Todos os Tempos” para eleger entre os cibernautas o maior filósofo da humanidade. Segundo a BBC "graças ao elevado número de brilhantes personalidades e de idéias para se escolher, consideramos que a votação vai revelar grandes surpresas". Para desespero dos Neoliberais, a surpresa é que Karl Marx, filósofo alemão fundador do socialismo científico e um dos pais da Economia e Filosofia modernas, é até este momento o líder da votação.
Marx, autor de "O Capital", está em primeiro lugar, seguido do austríaco Ludwig Wittgenstein. A eleição será encerrada em 7 de julho e a estação discute quais seriam as razões que levaram as pessoas a escolher Karl Marx como o seu filósofo favorito. A persistente popularidade de Marx, segundo a BBC, pode ser explicada pela fama do seu nome, mas se fora só por essa a causa, Wittgenstein, autor do "Tractatus Logico-Philosophicus" e mais conhecido dos especialistas que do público em geral, não ocuparia o segundo lugar.
Marx formulou as teorias que basearam o socialismo científico. É também considerado o fundador da História e Sociologia da Economia. Marx deu forma às suas idéias em livros como "O Manifesto do Partido Comunista" (1848) e "O Capital" (obra em 3 volumes, de 1864 a 1894), nas quais demonstra que as relações econômicas determinam todos os aspectos de uma sociedade, inclusive as suas idéias.
Marx também delineou como objectivo do Marxismo, a criação de uma sociedade e de uma economia, por meio da Revolução conduzida pelo proletariado, cujos meios de produção pertenceriam a toda a humanidade, que não mais teria classes sociais a dividi-la. Os trabalhos de Marx influenciam as modernas teorias socialistas no mundo e têm grande influência em áreas do pensamento humano como a política, a economia, a filosofia e a literatura.
A revista "The Economist", a bíblia capitalista britânica, lamenta que os filósofos John Locke e Adam Smith, os seus favoritos, não façam parte da lista dos 20 seleccionados. Em nota intitulada "Um espectro ronda a BBC", "The Economist" convida os seus leitores a tentar refrear a vitória de Marx votando pelo terceiro da lista, o escocês David Hume, um dos maiores representantes do empirismo britânico e o seu único candidato na lista. Vamos então aumentar ainda mais a liderança do filósofo alemão, votando no seu nome até dia 7, aquui neste sitio: http://www.bbc.co.uk/radio4/vote_secure/index_vote_secure.shtml
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home